SISTIME - do amor ao ciclismo a uma empresa revolucionária

Posted: quinta-feira, 28 de outubro de 2010 by Claudia Uilza in
0

Eu tenho um carinho super especial por esses dois, me apoiaram, me ajudaram e sempre estiveram ao meu lado. Como sempre tive curiosidade em saber como eles começaram, eles me privilegiaram e me mandaram sua história que compartilho com vocês!! Super beijooo




Conheça a trajetória da Sistime Cronometragem

Empresa de raízes goianas nasceu do amor de um ciclista pelo Mountain Bike e
em 2011 completará dez anos de atuação no mercado de cronometragem

O ano era 2001 e um rapaz ciclista com muitos ideais e amor pelo esporte, sobretudo o esporte sobre duas rodas, bolou uma copa de Mountain Bike em Goiás. O nome do campeonato era Copa Santa Branca de Mountain Bike e as provas aconteciam na Santa Branca Ecoturismo, com uma média de 70 corredores. Muitos atletas que hoje ganham prêmios importantes deram suas primeiras pedaladas lá. O nome do rapaz sonhador: João Benko. O nome de sua equipe (ou melhor, do grupo de amigos que o ajudavam): Ospéduro.
No primeiro ano, planilhas manuais eram utilizadas para a captação das passagens dos atletas. Eram muitas voltas marcadas “na mão”, já que todas as etapas da lendária Copa Santa Branca de Mountain Bike eram realizadas no formato XCO.
Do segundo ao quarto ano de trabalho, ainda com o nome Ospéduro, o sistema de captação dos dados começa a mudar. João Benko lembra que isso aconteceu quando ele assistiu à uma prova de MTB em Anápolis onde foi feita uma demonstração de cronometragem utilizando um programa de computador formatado para corridas de Motocross. A partir daí, João Benko deu início às suas pesquisas e começou a desenvolver um sistema semelhante para o MTB junto com um programador.
Depois disso, alguns organizadores começaram a se interessar por este novo sistema e João Benko passou a oferecer o seu serviço. Os organizadores viam o sistema funcionando na Copa Santa Branca e queriam o mesmo para seus eventos.
Em 2004, a equipe Ospéduro passa a se chamar Sistime. O objetivo era dar um nome mais profissional para a empresa que estava nascendo, “depois que um organizador não conseguiu entender o nome da equipe de cronometragem”, segundo as palavras de João Benko.
Dentre as lembranças, importante ressaltar a primeira prova cronometrada fora de Goiânia: Desafios dos Pireneus, em Pirenópolis, no ano de 2005, organizada pela equipe Desbrava, de Brasília.
A partir daí, muitas competições contaram com a prestação de serviços da Sistime e uma equipe fixa passou a acompanhar constantemente o trabalho de João Benko, o que possibilitou uma intensa troca de ideias e experiências e, consequentemente, o aprimoramento do trabalho realizado.
O sistema de planilhas manuais foi mantido para que os atletas tenham mais segurança caso os computadores apresentem algum problema e uma câmera de slow motion a 300 frames por segundo foi comprada para garantir o funcionamento do sistema de backup que a Sistime utiliza (lembrando que os olhos humanos alcançam somente 25 frames por segundo). Fora as corridas aos finais de semana, foram muitas horas de reuniões e estudo de regulamentos de Mountain Bike e corridas de rua.
A meta era entender o que deveria ser aperfeiçoado e acrescentado no software, bem como desenvolver novos serviços para os organizadores, sempre baseado no que os atletas pediam durante os eventos. Outros grandes desafios foram as mudanças no site, a programação do mesmo para que pudessem começar as inscrições on line, o lançamento dos resultados em tempo real, por meio do qual o atleta pode ver sua colocação na TV de plasma ou monitor e o envio de resultados via SMS (compõem o mix de serviços disponíveis para o organizador).
Outro fato muito importante foi o início da pesquisa sobre tecnologias esportivas em 2004, o que levou João Benko a conhecer e buscar contato com fabricantes de sistemas de chip no mundo todo. Após muitas reuniões pela internet com estas empresas, a maioria situada nos Estados Unidos, finalmente foi possível, em 2009, escolher e comprar o sistema que melhor se adaptaria tanto ao Mountain Bike como às corridas de rua.
Mas 2009 não ficou marcado apenas pela aquisição do novo equipamento de cronometragem e pela entrada no mercado de cronometragem de corridas de rua. Este foi também o ano de muita emoção para toda a equipe Sistime por ter sido a escolhida para realizar a cronometragem da tradicional Maratona Ravelli, organizada no estado de São Paulo pelo decacampeão brasileiro e ídolo de João Benko – atleta Marcio Ravelli. O grande desafio foi mostrar ao Brasil que a Sistime conseguiria cronometrar a chegada de 840 atletas sem qualquer problema. E isso foi feito.
Além desta importante prova do calendário brasileiro, destaque para tantas outras provas reconhecidas em Goiás e no Brasil, como o Campeonato Goiano de MTB, o Mega Biker, o Trip Trail Pedal na Serra, os 70Km de Ceilândia, a Maratona de Iporá, o Desafio Goiás de MTB, as edições do GP Goiás de Mountain Bike, a Shimano Fest, a cronometragem paralela das Elites na Copa Internacional Levorin de MTB, entre tantas outras provas de MTB e corridas de rua.
João Benko e a equipe que o acompanha sentem-se felizes por ter uma pequena parcela de contribuição com a evolução do Mountain Bike e se preparam com muitas novidades para 2011, trabalhando muito durante a semana e aos finais de semana para tentar compreender e atender cada vez mais as necessidades dos atletas e dos organizadores.
No próximo ano a Sistime terá muitas – e boas – notícias para os atletas e tem orgulho de ser uma empresa de raízes goianas trabalhando muito e lutando para crescer com o esporte no Brasil. Muito obrigado aos atletas, amigos, organizadores, família e a todos os leitores!

Equipe Sistime
João de Souza Benko
Mariana Rosati Benko
62-9242-4364
(equipe@sistime.com.br)

0 comentários: