Ciclistas brasileiros culpam altitude por resultados no Pan

Posted: sábado, 15 de outubro de 2011 by Claudia Uilza in
0


Prata no Pan do Rio, Rubens Valeriano ficou na quinta colocação em Guadalajara
Foto: Emanuel Colombari/Terra

Emanuel Colombari
Direto de Tapalpa (México)

A altitude mexicana pegou de surpresa os ciclistas brasileiros que disputam o mountain bike cross country neste sábado, primeiro dia de competições dos Jogos Pan-Americanos. Erika Gramiscelli, 12ª colocada na prova feminina, lamentou a falta de treinamentos da equipe brasileira em relevos com o ar mais rarefeito antes da prova do fim de semana.


"A altitude foi muito complicada para os atletas brasileiros. Nós não tivemos a oportunidade de correr muitas provas fora do País e não tivemos uma preparação na altitude. Isso foi um fator crucial", aponta a atleta.
Na disputa masculina, Rubens Valeriano chegou a ser o primeiro colocado na primeira volta. Porém, ao sentir o cansaço do relevo de Tapalpa, acusou o desgaste e perdeu posições. Acabou cruzando a linha de chegada na quinta colocação.
"Na primeira volta, estava me sentindo muito forte, muito bem, e vi que na descida eles (adversários) estavam segurando um pouco, vi que eles não estavam se arriscando. Consegui passar eles na descida e abrir uma pequena vantagem", afirma o atleta, indo além.
"Lá em cima na montanha, chegava a 2300 m (de altitude). Na terceira volta, me faltou oxigênio, começou a escurrecer a vista. E como a gente trabalha com o corpo no limite, talvez devesse ter feito um treinamento para essa prova", completou o atletas, medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007.

Retirado na íntegra de http://esportes.terra.com.br/rumo-a-2012/pan-americano-guadalajara-2011/noticias/0,,OI5414553-EI17395,00.html

0 comentários: