Doping não, ciclismo sim! O mau exemplo de Passione

Posted: terça-feira, 31 de agosto de 2010 by Claudia Uilza in
1

A novela Passione colocou o Ciclismo em horário nobre na TV nacional, mas optou por transformar o atleta da história em mau exemplo
24/8/2010 22:36  | Por Christian Kittler  chris@ativo.com  
 
foto: ricardo zinner - ativo.com
Não tenho o habito de ver televisão, muito disso pelo fato da Internet prender mais minha atenção a cada dia. Também por trabalhar com o universo on-line, sempre acabo perdendo a noção do tempo navegando pelas ondas da world wide web.
Entretanto, a novela Passione prendeu minha atenção. Não sei exatamente porque, mas fiquei curioso ao saber que os “globais” iriam representar ciclistas e que até pegaram dicas com atletas profissionais, como nosso Luciano Pagliarini.
Eu tinha também a expectativa de que a Rede Globo, por meio de sua novela em horário de maior audiência, pudesse de alguma forma retratar um pouco deste esporte e, por consequência, isso serviria de bom exemplo para futuros apaixonados pelas bikes. Vi isso como uma ótima oportunidade de divulgar a modalidade.
A novela é boa e está tendo grande repercussão, contudo, decepcionei-me com a historinha dos ciclistas, cujo enredo optou por mostrar tudo o que um esportista não deve fazer. E isso ajuda a denegrir ainda mais a imagem de um esporte que já sofreu bastante recentemente com escândalos internacionais, por conta de doping em atletas de elite.
O personagem vivido por Cauã Raymond não é o que podemos dizer de atleta-exemplo, além de estar envolvido com doping e drogas, não o vi terminar um treino sequer! Ótimo exemplo, não?
O Brasil será sede nos próximos anos de dois dos maiores eventos esportivos do mundo, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, da qual o Ciclismo faz parte. A hora é de ampliar a cultura esportiva dos brasileiros para além do futebol, divulgando modalidades ainda pouco praticadas e inspirando novos talentos, sempre por meio de bons exemplos, que temos de sobra.
Penso que poderiam ter usado essa deixa para levantar o esporte e seus valores e, com a força do apelo popular que a novela tem, quem sabe plantar uma sementinha para essa juventude tão carente de boas referências. Imaginem uma entrevista, daqui a alguns anos, de um jovem ciclista que acabou de ganhar uma medalha olímpica dizendo que começou a pedalar porque viu um dia em uma novela...
Fica aqui minha torcida para que o talentoso autor reveja o enredo de forma que possamos assistir a uma transformação positiva no personagem, e que o esporte seja mostrado como merece: educando, disciplinando, emocionando e servindo de exemplo a ser seguido.
Caso contrário, vamos ter que nos contentar com as cenas do Velódromo, construído com madeira importada da Sibéria para o Pan-americano do Rio e que, diga-se de passagem, está ocioso e abandonado.

 

 

AO INVÉS DISSO...
UM ORGULHO A MAIS PARA O CICLISMO DE BRASÍLIA E DO BRASIL
Ciclismo conquista medalhas no mundial

Brasileiros garantem ouro, prata e bronze

O último dia de competição do Mundial de Ciclismo Paraolímpico foi perfeito para o Brasil. Os ciclistas Soelito Gohr, Lauro Chaman e João Schwindt conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente na prova de estrada do Mundial da modalidade, que ocorreu em Baie-Comeau, Canadá, entre os dias 17 a 22 de agosto.

Soelito Gohr e Lauro Chaman (classe C5) percorreram o percurso de 78 km e passaram a linha de chegada com o tempo de 2:04:28, melhor resultado da história do ciclismo paraolímpico brasileiro. Em 2009, Soelito Gohr já havia feito história no Mundial de Ciclismo de Estrada e Contra o Relógio, que ocorreu Bogogno, norte da Itália. Na ocasião, o catarinense conquistou a inédita medalha de bronze na prova contra o relógio, com o tempo de 25min55.

Neste ano, o Brasil continuou no domínio da medalha de bronze na prova contra relógio, conquistada por Lauro Chaman. O atleta completou o percurso de 22.8 km em 32:28:11.

Para Romolo Lazzaretti, coordenador do ciclismo paraolímpico brasileiro, a competição foi de igual para igual em várias categorias. Romolo considerou a equipe forte, com dez excelentes ciclistas. Segundo ele, o Mundial serve como base para ranqueamento dos atletas nacionais que deverão lutar por vagas nos Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012.

"Este foi nosso quinto Mundial. Essa delegação é forte, competiu em várias categorias no mesmo nível que outros países tradicionais no esporte. Além de numerosa, com 10 atletas e dois auxiliares, ela é uma das mais qualificada dos últimos tempos. A média de idade está menor, e isso melhorou a condição física e técnica da equipe", avaliou Lazzaretti.

O Brasil também foi representado no Mundial pelos ciclistas Wellington Cavalcante, Flaviano de Carvalho, Sandro Fernandes e Paulo Cardoso, Fernando Aranha e Eduardo Camara.

Veja os resultados completos neste endereço:
http://www.uci.ch/templates/UCI/UCI1/layout.asp?MenuId=MTU5NDc&LangId=1

Com informações da CBC
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (
diogo@mediaguide.com.br / )
Manoela Penna (
manoela@mediaguide.com.br) / )
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (
thalita.kalix@cpb.org.br / / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (
janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271

Fonte: http://www.cpb.org.br/comunicacao/noticias/ciclismo-conquista-medalhas-no-mundial/view

1 comentários:

  1. Kary says:

    Pois é. Concordo totalmente com vc, o esporte é para ser um hobby praticado por pessoas saudáveis, inclusive, que sabe que a prática de esportes não se relaciona com práticas ilícitas e erronhas como vem mostrado na novela.
    Bem de qualquer forma, ouvi dizer, não sei se é verdade, que a novela não está fazendo tanto sucesso assim, e que o autor está correndo com os cap para termina-la logo.

    É isso ai!